Massagem Termoterapêutica

A cama de massagem CERAGEM é um equipamento moderno, fabricado na Coreia do Sul e exportado para mais de 70 (setenta) países, em todos os continentes, incluindo o Brasil, EUA, China, Alemanha, Japão. Aprovada por todos os órgãos federais de saúde, nos países onde atua,  a cama CERAGEM tem ajudado milhões de pessoas a se livrarem de seus problemas de saúde.

São utilizados princípios de 05 (cinco) técnicas terapêuticas, parte da medicina oriental e parte da medicina moderna, enquanto a massagem é aplicada: Massagem, Digitopressura (Shiatsu), Moxabustão, Quiropraxia e Raios Infravermelhos Longos.

A cama CERAGEM não vibra, ou seja, a massagem não é vibratória; um conjunto massageador, composto por roldanas feitas de pedras de Jade e lâmpadas halógenas, desliza ao longo da coluna, indo e voltando, apoiado sobre trilhos. A massagem é segura, relaxante, reparadora.

Amassagem  na  cama CERAGEM  é excelente  auxiliar  nos tratamentos     de  saúde,  porém  não  elimina  a necessidade de acompanhamento por parte do profissional  
médico, fisioterapeuta, psicólogo, etc..  Se você está 
fazendo um  tratamento  médico  e  deseja  incluir  as  massagens, é importante  que  o  seu  médico  tome  conhecimento.

Além  de  aliviar o cansaço,  o estresse e alinhar a coluna, a   massagem na cama CERAGEM ajuda a combater a insônia e a tratar diversas doenças, como: dor de cabeça, dores nas costas, hipertensão, asma, hipotensão, sinusite, crises nervosas, dores nos braços e nas pernas, depressão, má  circulação  sanguínea,  diabetes,   úlceras,   gastrites,  incontinência  urinária, reumatismo,  artrites,   impotência, menopausa, próstata, hérnia de disco,  prisão de ventre,  dores  menstruais,  problemas na  pele,  dores nos  joelhos,  artrose,  entre  outras tantas, incluindo sequelas de avc.

Enquanto massageia, a cama CERAGEM  projeta  raios 
infravermelhos longos por toda a coluna, ativando a circulação sanguínea, desintoxicando o organismo, normalizando as taxas do
sangue, o metabolismo, os sistemas nervoso, respiratório, endócrino e digestivo,  contribuindo para que o corpo alcance o perfeito equilíbrio.
 
Segundo pesquisas médicas, frequentemente apresentadas
e comentadas na mídia, grande parte das doenças são evitáveis. Nosso  objetivo é ajudá-lo(a) a manter-se saudável sempre.  Uma massagem  diária  em  uma cama CERAGEM pode fornecer ao seu corpo a energia 
e a disposição  que  você  precisa  para  trabalhar,  estudar e  praticar  exercícios  físicos, indispensáveis na rotina de quem pretende prevenir doenças.

É  claro   que   uma   alimentação  saudável e exercícios físicos aliada a esses procedimentos, vai  contribuir  muito  para  que  melhores resultados  sejam  alcançados.

MASSAGEM
Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade, ou aliviar determinadas dores corporais. 
Pode ser aplicada a partes do corpo, ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar estresse psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação sanguínea, normalizando a pressão arterial, aliviar a tensão, melhorar a nutrição celular, ativar o sistema imunológico, melhorar o controle emocional. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “terapia de massagem terapêutica”.



DIGITOPRESSURA (SHIATSU)
Digito = digitais / dedos    Pressura = pressão
Shiatsu , em japonês, vem de   ”pressão = atsu e dedos = shi”. É um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX, tendo sido criadas, desde o princípio, diferentes técnicas, ramos e estilos, que seguiram modificando-se quando o Shiatsu encontrou-se com outras culturas de cura por todo o mundo. O princípio da “pressão com os dedos” é o principal norte da prática. A despeito de muitas diferenças entre suas várias escolas, o Shiatsu mantém sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo.

A Digitopressura tem diversas aplicações, sendo a principal a promoção e manutenção da saúde individual e coletiva. Pode tratar desde problemas físicos (exemplos: problemas de rim, evacuação, queimação de estômago, dores de coluna); problemas psicossomáticos (hipertensão nervosa, doenças de fundo emocional ou psicológico e, ainda, autoimunes, insônia, depressão, etc.); emocionais (como autoestima baixa, apatia, transtornos de apetite).

Quando pressionamos qualquer área do nosso corpo onde sentimos dor, naquele instante a dor chega a aumentar muitas vezes, porém, após algum tempo, ela diminui consideravelmente. 
A Digitopressura melhora a circulação sanguínea, auxilia na 
produção dos hormônios, trabalha os pontos de acupuntura (pontos de energia), relaxa os músculos, reduz o estresse, 
diminui edema, estimula o poder regenerativo, alivia a dor.  

A ciência vem se interessando em conhecer os mecanismos de ação da Digitopressura e avaliar sua eficácia em diversos tratamentos.



QUIROPRAXIA
Quiro = mãos      Praxia = prática de cura
De acordo com a Federação Mundial de Quiropraxia (WFC, sigla em inglês) e a Organização Mundial da Saúde (WHO, sigla em inglês), a Quiropraxia é uma profissão que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral. No Brasil, a profissão está em processo de regulamentação, ao contrário de diversos outros países onde já se encontra estabelecida, como EUA e Canadá. 

Os principais acometimentos tratados pela quiropraxia são: Dores na coluna; hérnia de disco; dor ciática; dores no pescoço; dores e tensão muscular; problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo; restrições a movimentações; DORT/LER. 

Existem centenas de pesquisas que relatam o tratamento de Quiropraxia como uma das formas mais seguras para acometimentos articulares, especialmente a coluna vertebral.

Um estudo de 1998 relatou que a quiropraxia é o tratamento não médico mais frequentemente usado nos EUA e proporciona alta satisfação aos seus usuários.


MOXABUSTÃO
Antigamente, a moxabustão somente era utilizada pelos orientais, da forma mais natural. Em um “tubinho” era colocada uma erva chamada artemísia que, em contato com a região a ser tratada, punham fogo e o calor produzido pela combustão da planta percorria o tubo até alcançar a pele da pessoa, chegando, muitas vezes, a queimar o local da aplicação. A cama de massagem CERAGEM realiza a moxabustão de maneira semelhante, sem a Artemísia, utilizando apenas o calor produzido por lâmpadas halógenas introduzidas nas pedras de Jade. 

A moxabustão melhora a circulação sanguínea, desobstrui canais de energia do corpo, auxilia no relaxamento muscular, alivia a dor (atuando como analgésico e anti-inflamatório); melhora o funcionamento dos órgãos, a hidratação corporal e a nutrição celular.


RAIOS INFRAVERMELHOS LONGOS
A Pedra Jade é considerada, no oriente, uma pedra semipreciosa.
As pessoas a utilizam de várias maneiras (colares, pulseiras, anéis, prendedores de cabelo…), pressupondo saúde, já que a pedra Jade é símbolo de saúde.

A Jade, quando aquecida, emite raios infravermelhos longos em todas as direções, podendo alcançar uma profundidade de 05 (cinco) a 07 (sete) cm; trata de dentro para fora de forma rápida (não conseguimos perceber, pois a sua frequência é de 2.000 (duas mil) ondas por segundo).

Entre os principais benefícios dos raios infravermelhos longos para o corpo,  podemos citar o auxílio na limpeza dos vasos sanguíneos, a ativação da circulação sanguínea, a normalização da pressão arterial, a desintoxicação do sangue, os efeitos bactericida, anti-inflamatório e analgésico, a normalização da produção de todos os hormônios, a eliminação de ácidos, a ativação da oxigenação celular, a melhora do desempenho físico, a redução do estresse, a melhora do metabolismo, o aumento da elasticidade celular (recuperação e formação de colágeno e elastina), melhorando o aspecto físico, além de estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, principalmente em crianças (memória, raciocínio, crescimento motor, agilidade, rapidez, facilidade para aprender).

DCIM\100GOPRO

O infravermelho longo é uma energia imperceptível, visualmente, mas, podemos senti-la pelo calor. É emitida pelos raios solares, no início das manhãs e nos finais de tarde.

Nas últimas décadas, pesquisadores japoneses, chineses e clínicas médicas, desenvolveram completas e extensas pesquisas científicas sobre o uso do infravermelho longo em tratamentos médicos, reportando muitas descobertas surpreendentes. No Japão existe uma sociedade composta por médicos e terapeutas dedicados à pesquisa dos efeitos dos raios infravermelhos longos na saúde, com diversas pesquisas publicadas.

Os raios infravermelhos são divididos em 03 (três) categorias de comprimento de onda: curta, média e infravermelho longo, que são medidos em mícrons ou micrômetros. Os raios infravermelhos longos oferecem a maioria dos benefícios de saúde, porque são capazes de penetrar de 05 (cinco) a 07 (sete) cm no corpo, aumentando suavemente a temperatura da superfície do corpo. A energia dos raios infravermelhos longos, ativada pelo calor, é absorvida pelas células humanas em um processo conhecido como “ressonância” ou “ressonância absorção”. Nos Estados Unidos e Europa os raios infravermelhos longos são usados por médicos, quiropráticos, terapeutas e acupunturistas no tratamento de artrite, dores, músculos, lesões, tendões e ligamentos, promovendo a cura mais rápida do corpo.


ATIVIDADES FÍSICAS
Aumentam o rendimento das atividades físicas; os raios infravermelhos longos aliviam a tensão nervosa e relaxam os músculos, reduzem a dor em terminações nervosas, aquecendo as fibras musculares; melhoram o equilíbrio da pressão arterial, glicemia e nutrientes nas células, resultando em músculos com maior força, vitalidade e estabilidade. Melhoram o desempenho físico e reduzem o estresse.

Os raios infravermelhos longos estimulam muitos nervos do cérebro, induzindo à produção de vários hormônios, entre eles os que influenciam no desempenho físico. Como consequência, aumentam a eficiência em todas as atividades esportivas e físicas do ser humano, atuando no equilíbrio bioenergético corpóreo.


CANSAÇO, FADIGA MUSCULAR
Eliminam a fadiga. A maior causa da fadiga física é devida à inatividade das moléculas de água do corpo. A ineficiência na mobilidade dos fluidos do corpo afeta a circulação sanguínea, o suprimento de oxigênio e o metabolismo como um todo. Devido às propriedades dos raios infravermelhos longos de ativar e estimular as moléculas de água, o metabolismo é acelerado, eliminando a fadiga. Estudo realizado em esportistas demonstra os efeitos de redução do ácido láctico. A eliminação do excesso de ácido láctico combate as cãibras. 


CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
Os raios infravermelhos longos atuam ativando a circulação sanguínea, dilatando os vasos capilares e artérias, produzindo um aumento do fluxo sanguíneo nas extremidades, diminuindo a acidez do sangue, auxiliando na regeneração e oxigenação.


COLESTEROL
As moléculas de gordura desprendem-se das veias e artérias, pela ação dos raios infravermelhos longos, caem na corrente sanguínea e são eliminadas através da urina, diminuindo, assim, as taxas de colesterol. 


CORAÇÃO
O calor dos infravermelhos longos reforçam o sistema cardiovascular, auxiliando na normalização da frequência cardíaca e aumentos de saída cardíaca, diminuindo a pressão de sangue na diástole. A NASA concluiu, nos anos 80, que a utilização dos raios infravermelhos longos, na estimulação da função cardiovascular, é a maneira ideal de manter o condicionamento cardiovascular dos astronautas em longos voos no espaço.


DOENÇAS
Os raios infravermelhos longos veem trazendo excelentes resultados em casos como: artrite, artrose, cólicas menstruais, asma infantil; facilitam a entrada de glicose nas células, atuando como auxiliares nos casos de diabetes; previnem e combatem o estresse, normalizam a pressão arterial, auxiliam nos casos de fibromialgia, entre muitos outros.


DORES
Os raios infravermelhos longos aliviam dores musculares, dores nas costas, na coluna vertebral, nas mãos, nos braços, nos joelhos. Diminuem as dores relacionadas às articulações.


FUNÇÕES E SISTEMAS
Os raios infravermelhos longos ativam as principais funções corporais promovendo a capacitação de cada sistema (nervoso, respiratório, endócrino, circulatório, digestivo) e o equilíbrio entre eles.


HORMÔNIOS
Os raios infravermelhos longos são essenciais para regular os níveis hormonais como a melatonina, o hormônio derivado deserotonina, que desempenha um importante papel na suspensão, envelhecimento e reprodução; cortisona, um hormônio esteróide natural, que é usado no tratamento da artrite reumatóide, insuficiência renal, certas alergias e gota; e testosterona, o andrógeno natural mais potente. Da mesma forma que as plantas precisam de luz para o processo de fotossíntese, animais necessitam de energia radiante para enviar impulsos eletroquímicos para a glândula pineal e hipófise, para a produção de hormônios saudáveis que são enviados a todas as células do corpo. Os raios infravermelhos longos, portanto, são essenciais para o perfeito funcionamento de todo o nosso sistema endócrino e, também, para a conquista e manutenção da saúde ideal. 


INFLAMAÇÕES
Diminuem infecções, inflamações. aliviam dores e febres; aceleram a cicatrização.


METABOLISMO
A incidência dos raios infravermelhos longos sobre o corpo faz que as atividades celulares sejam revigoradas, resultando em melhora do metabolismo; acelera a taxa de crescimento, pois a estimulação das células e dos nervos, e o subsequente incremento no metabolismo (pela ação dos raios infravermelhos longos) podem influenciar na taxa de crescimento dos organismos vivos.


NERVOS
Melhora a comunicação entre as células nervosas.


OSSOS
Fortalece os ossos; colabora nos tratamentos osteoarticulares; fortalece a concentração de cálcio intracelular, como auxiliar no tratamento da osteoartrite e osteoporose. O calor dos raios infravermelhos longos promovem o crescimento ósseo, sendo benéfico para a prevenção da osteoporose.


PELE
Melhora a elasticidade da pele; melhora a atividade das células da pele (mais saúde, menos celulite).

Os benefícios na beleza física – Devido ao fato dos raios infravermelhos longos estimularem os capilares, células, tecidos e melhorarem o metabolismo, a pessoa poderá sentir a sua pele com mais elasticidade, firmeza e maciez. 

Penetração profunda – Os raios infravermelhos longos alcançam os tecidos subcutâneos do corpo através de sua habilidade de penetração profunda, gerando um aquecimento molecular e ativando os tecidos vivos.


PESO
Com a melhora do metabolismo é natural a tendência a se perder peso, para quem está acima do peso, e a se ganhar peso, para quem está abaixo do peso.


PREVENÇÃO
Cerca de 80% (oitenta por cento) das doenças são provenientes da má circulação sanguínea. Os raios infravermelhos longos criam uma onda chamada “energia vital”, desintoxicando as células, ativando a circulação sanguínea e aumentando a imunidade do organismo, prevenindo muitas doenças e auxiliando nos tratamentos de saúde. 


REGENERAÇÃO
Promovem a renovação celular, acelerando o processo, alimentando o tecido danificado; ativam o crescimento e o desenvolvimento das células vivas em seres humanos; melhoram a comunicação intracelular, eliminam toxinas pela quebra de ligações intermoleculares da água; diminuem radicais livres, retardando o envelhecimento das células; aceleram a recuperação nos processos traumáticos e pós-operatórios. Com o aumento do calor emitido e por terem um efeito positivo sobre os fibroblastos (tecido conjuntivo – células necessárias para a reparação), promovem a reconstrução do tecido lesado e aumentam o crescimento das células, síntese de ADN e proteínas necessárias durante a reparação de tecidos e regeneração. Isso é excelente para reparo de queimaduras, cicatrizes e problemas de pele. O corpo humano constitui-se em torno de 70% (setenta por cento) de água e, quando não existe a presença suficiente de raios infravermelhos, forma-se no organismo grandes grupos de moléculas de água, formando uma estrutura chamada CACHOS (clusters), que é quando a água, ao envelhecer, se aglomera, onde uma molécula se une a outra. Isso é desfavorável às células, pois permite que toxinas se acumulem em seu interior. No entanto, quando os raios infravermelhos longos incidem sobre os clusters, as moléculas de água vibram e quebram a cadeia molecular H2O+H2O, ativando as moléculas de água separadas em nosso corpo, proporcionando melhor circulação, permitindo que as células assimilem todas as substâncias necessárias, eliminando as toxinas do organismo. Estruturas que possuem tamanho maior que da água pura, são conhecidas como polimerização ou envelhecimento. Quando os raios infravermelhos longos emitem a energia para o organismo, favorecem a quebra dos CACHOS, energizando e rejuvenescendo cada molécula do organismo.


RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
Atuam de forma eficiente contra a retenção de líquidos.


SEGURANÇA
A utilização dos raios infravermelhos longos é segura, eficaz e não intoxica, pois eles conteem as propriedades térmicas naturais da luz do sol.

Segundo pesquisas, o uso dos raios infravermelhos longos ainda é o único antídoto contra a radiação ultravioleta excessiva, provocada por longos períodos de exposição ao sol.


SISTEMA IMUNOLÓGICO
Melhoram o desempenho do sistema imunológico, aumentando a imunidade do organismo, equilibrando o metabolismo naturalmente. Aumentam a energia vital do organismo. Os raios infravermelhos longos expandem e aceleram taxas metabólicas celulares, estimulam a atividade de mitocôndrias, acionando atividade enzimática, promovendo o combate a muitos agentes patogênicos: bactérias, vírus, fungos e parasitas. 
A energia dos raios infravermelhos longos fortalece o sistema imunológico pela estimulação e aumento da produção de células brancas do sangue (leucócitos) pela medula óssea e eliminação de células T pelo timo. Reforça a resistência do organismo às doenças infecciosas, aumentando a produção de linfócitos e neutrófilos e reduzindo a frequência de constipações e infecções respiratórias.


SONO
Melhoram a qualidade do sono, possibilitando um sono profundo e reparador (noites e dias melhores); colaboram para a diminuição da ansiedade durante o dia.


TOXINAS E RADICAIS LIVRES
Ajudando o corpo na eliminação de toxinas, radicais livres e resíduos metabólicos através de suores, os raios infravermelhos longos auxiliam na desintoxicação das células. O tratamento terapêutico com os raios infravermelhos longos ajuda os capilares entupidos a dissolver as toxinas no sangue; é útil em programas de desintoxicação, porque promove a eliminação de gorduras, ácido láctico, ácido úrico, ácidos gordos livres, excessos de sódio associados a hipertensão, produtos químicos, venenos, carcinogênicos, metais pesados e toxinas do sangue via urina e transpiração.  

Ativando glândulas sebáceas e glândulas de suor, também auxilia o organismo a livrar-se, através da pele, ao invés dos rins, de materiais cosméticos acumulados. Além disso, pesquisadores japoneses informaram que o uso dos raios infravermelhos longos é antídoto contra os efeitos negativos tóxicos do calor emitido por fontes eletromagnéticas, como: computadores, celulares e outros.


Fontes:
Ceragem
Universidade de Tóquio
Coghill Research Laboratories – Lower Race
Facultad de Medicina de Múrcia – Espanha
Universidade do Colorado de Boulder
Equipe Médica do Hospital de San Antonio de Oporto – Portugal
Universidade Federal da Itália
Hospital Pediátrico da Universidade Estadual de Medicina de LVIV – Rússia
Clayton’s Electrotherapy

CAUSAS DE DOENÇAS
Quando o nosso corpo está funcionando bem, todas as funções a 100% (cem por cento), o emocional equilibrado, nossa coluna alinhada e boa circulação sanguínea, podemos dizer que estamos saudáveis.

Quando estamos fracos, nem todas as funções a 100%, baixa energia, emocional desequilibrado, coluna desalinhada, má circulação sanguínea, estamos sujeitos a doenças. Existem fatores que geram doenças e problemas de saúde.
Obs.: O fator envelhecimento pode deixar a pessoa com mais possibilidades de ter uma doença ou um problema de saúde.



FATORES EXTERNOS
Ambiente: Poluição da água ou ar, barulho, pouca ou muita luz, produtos químicos, falta de saneamento básico, lugares sem ventilação. Alguns desses itens fazem com que o sangue e os pulmões fiquem sujos (água e ar sujos, falta de higiene, produtos químicos). 
 
Com o uso da massagem na cama CERAGEM, os raios infravermelhos longos, juntamente com a moxabustão, fazem a limpeza das veias e artérias. Consequentemente, o sangue que irá passar pelos pulmões será um sangue mais limpo, com as taxas de colesterol em níveis normais.

Alimentação: Agrotóxicos, frituras, doces em excesso. Alimentação inadequada causa riscos à saúde.



Profissões: Locais de risco, materiais utilizados, ferramentas, falta de proteção, atividades repetitivas, posturas inadequadas, certos tipos de atividades. Com relação às atividades repetitivas, o uso da massagem na cama CERAGEM tem efeitos positivos, devido ao aumento da circulação sanguínea. No sangue existem alguns hormônios que combatem as inflamações, por exemplo, a endorfina, que é lançada na corrente sanguínea e passa por todo o corpo; dependendo do fluxo, ela vai passar mais ou menos vezes. A endorfina é um anti-inflamatório, portanto, quanto mais, melhor; se houver qualquer tipo de infecção no corpo, esse hormônio estará lá para combater. 

Quanto às posturas inadequadas, a massagem na cama CERAGEM utiliza a técnica que se assemelha à quiropraxia para alinhar a coluna, diminuindo a compressão dos nervos e recuperando a função dos mesmos. Quando um nervo está pressionado, sua função é prejudicada (o órgão, ou a parte do corpo ligada a ele, passa a funcionar com dificuldade). A quiropraxia recupera a função do órgão.


Estresse: É o resultado de uma reação do nosso organismo quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. Para diminuirmos o estresse e a depressão é preciso ter muita serotonina na corrente sanguínea, pois a serotonina é o hormônio do bem estar. Quando ele é produzido pelo nosso organismo em grande quantidade, nunca ficamos mal humorados ou tristes; estamos sempre de bom humor, felizes, tranquilos, alegres, com sensação de bem estar.

A cama CERAGEM utiliza os princípios: da massagem, que aumenta a circulação sanguínea; dos raios infravermelhos longos, que limpam os vasos, facilitando a passagem do sangue; da moxabustão, que é aquecimento, provocando vasodilatação; da digitopressura, que relaxa a musculatura e melhora a circulação sanguínea.



Má Postura: No decorrer de nossa vida, ao realizarmos as atividades do dia a dia, praticamos e mantemos posturas inadequadas que nos trazem muitos problemas, principalmente na região da coluna (causando compressão nervosa e consequentes problemas no corpo, como um todo). 

Para diminuir as compressões nervosas, que causam vários outros problemas de saúde, a cama de massagem CERAGEM utiliza a técnica que se assemelha à quiropraxia, promovendo o correto posicionamento das vértebras. 



Gestação: Quando a mulher engravida, as mudanças que ocorrem em seu corpo, no início, são pequenas, são mais internas, estruturais, porém, enquanto o feto se desenvolve, a mãe precisa sofrer outras alterações no corpo para que possa acomodá-lo corretamente dentro da barriga. As alterações que a mãe sofre são, principalmente, na região da pélvis, o quadril se  alarga, causando desnivelamento de quadris e gerando, a longo prazo, desvio na coluna. 



FATORES INTERNOS
Hereditário: Obesidade, problemas cardíacos, problemas renais, problemas circulatórios, etc..

A união dos princípios utilizados pela cama de massagem CERAGEM produzem um efeito regenerativo que recupera as células doentes ou envelhecidas, fazendo com que o corpo funcione com capacidade total (a 100%).  



Sangue:  Impurezas, pouca ou muita produção de certos componentes, hipertensão, colesterol alto, descontrole hormonal, baixa imunidade, AVC, etc..

O uso da massagem na cama CERAGEM limpa os vasos sanguíneos através dos raios infravermelhos longos e da moxabustão, normalizando a pressão arterial, reduzindo o colesterol, ou seja, diminuindo as placas de gordura nas paredes dos vasos, eliminando a possibilidade do AVC, aumentando a imunidade e regularizando os níveis hormonais. 



Nervos: São responsáveis pela comunicação entre o cérebro e todo o corpo, fazendo com que todas as partes funcionem com capacidade total (a 100%). Os nervos são classificados por voluntários (que funcionam somente com a vontade da pessoa) e involuntários (que funcionam independentes da vontade da pessoa), respectivamente. Se algum desses nervos estiver pressionado, em qualquer intensidade, a parte que está ligada a ele pode sofrer algumas consequências (dependendo do grau de compressão). Por esse motivo a coluna precisa estar sempre alinhada.

Com a quiropraxia, a coluna volta para a posição normal, mantendo as curvas fisiológicas. Se a coluna estiver torta, ou uma vértebra estiver rodada, através da quiropraxia a massagem na cama CERAGEM fará o alinhamento da coluna, descomprimindo os nervos pressionados pelo desvio, recuperando suas funções. O que estava funcionando a menos de 100%, agora vai funcionar a 100%.

VOCÊ É SAUDÁVEL?

Cerca de 80% das doenças são provenientes da má circulação sanguínea. A massagem na cama CERAGEM cria uma onda chamada “energia vital” desintoxicando as células, ativando a circulação sanguínea; melhora o desempenho do sistema imunológico aumentando a imunidade do organismo, prevenindo muitas doenças e auxiliando nos tratamentos de saúde.
 
A massagem na cama CERAGEM faz que as atividades celulares sejam revigoradas, resultando em melhora do metabolismo, na renovação celular; acelera o processo de renovação celular, alimentando o tecido danificado; ativa o crescimento e desenvolvimento das células; melhora a comunicação intracelular, elimina toxinas pela quebra de ligações intermoleculares da água; diminui radicais livres, retardando o envelhecimento das células.

A massagem na cama CERAGEM expande e acelera taxas metabólicas celulares, estimula a atividade de mitocôndrias, acionando atividade enzimática, promovendo o combate a muitos agentes patogênicos: bactérias, vírus, fungos e parasitas. A energia fornecida pela massagem na cama CERAGEM fortalece o sistema imunológico pela estimulação e aumento da produção de células brancas do sangue (leucócitos) pela medula óssea e elimina células T pelo timo; reforça a resistência do organismo às doenças infecciosas, aumentando a produção de linfócitos e neutrófilos e reduzindo a frequência de constipações e infecções respiratórias.

Melhora a qualidade do sono, possibilitando um sono profundo e reparador (noites e dias melhores); colabora para a diminuição da ansiedade durante o dia. 

Ajudando o corpo na eliminação de toxinas, radicais livres e resíduos metabólicos através de suores, a massagem na cama CERAGEM auxilia na desintoxicação das células. O tratamento terapêutico com a cama de massagem CERAGEM ajuda os capilares entupidos a dissolver as toxinas no sangue. É útil em programas de desintoxicação, porque promove a eliminação de gorduras, ácido láctico, ácido úrico, ácidos gordos livres, excesso de sódio, associados à hipertensão, produtos químicos, venenos, carcinogênicos, metais pesados e toxinas do sangue via urina e transpiração. 

Ativando glândulas sebáceas e glândulas de suor, também auxilia o organismo a livrar-se, através da pele, ao invés dos rins, de materiais cosméticos acumulados. Além disso, a massagem na cama CERAGEM é antídoto contra os efeitos negativos tóxicos do calor emitido por fontes eletromagnéticas, como: computadores, celulares e outros.

Por todos esses fatores, as pessoas que usam, frequentemente, as massagens na cama CERAGEM, tendem a ter uma vida bem mais saudável e um aumento considerável de expectativa de vida. Naturalmente. 

AS EMOÇÕES E OS ÓRGÃOS

Nosso corpo não é só matéria, mas também energia, responsável pelo bom funcionamento dos nossos órgãos e das nossas emoções.

Segundo a medicina tradicional chinesa, meridianos são linhas do corpo por onde flui a nossa energia. Ao detectar bloqueios nesses canais de energia, podemos desbloqueá-los e fazer essa energia circular, pois se o bloqueio continuar, o órgão dessa emoção poderá ter as suas funções afetadas. 

Cada órgão corresponde a uma emoção e o desequilíbrio dessa emoção pode afetar a função do órgão. Ex.: A raiva prolongada pode levar a um desequilíbrio no fígado. Ao mesmo tempo os desequilíbrios do fígado podem levar a sintomas de raiva (como acontece com o bêbado). O bloqueio do fluxo energético pode promover alterações físicas e emocionais.

As emoções negativas levam a uma interrupção do fluxo energético, e quando esse fluxo é restabelecido, o sentimento negativo desaparece.

Estômago; preocupação, medo, insegurança, não conseguir dirigir uma situação.

Fígado; raiva, amargura, excesso de atividade.

Pulmão; tristeza, culpa, sensação de perda, melancolia, preocupação excessiva. 

Rins e bexiga; medo, muita ansiedade.

Conflitos emocionais bloqueiam os canais de energia, causando doenças físicas.

Coração; bloqueio emocional, alegria com euforia, ferimentos antigos. Ex.: Ganhar na loteria, casamento.

Baço e pâncreas; frustração, insegurança, vergonha, inflexibilidade.


As emoções negativas e suas conseqüências.

Ao longo da vida, acumulamos sentimentos negativos. Sobram mágoas, tristezas, medos, raivas a respeito da experiências desagradáveis: brigas em família, humilhações sofridas na escola ou no trabalho, falta de atenção dos pais, acidentes, violência sofridas, injustiças…

Muitas vezes, as simples lembranças destes fatos, afloram um desconforto emocional. Este desconforto pode não ser tão intenso quanto foi na época do ocorrido, mas revela a existência de um resíduo emocional.

Mesmo que essas lembranças raramente venham à tona, elas têm um peso emocional constante e inconsciente. Não é preciso lembrar para que sejamos afetados; se houver carga emocional negativa, o efeito no presente vem em forma de dificuldades emocionais. As vezes parece que as lembranças já não trazem peso, porém desenvolve-se o medo de passar novamente pela experiência negativa, o que influencia na maneira de agir, impedindo de realizar o que se deseja. Aliado a isso, vamos escutando e aprendendo, através de exemplos, a ter pensamentos e crenças negativas sobre a vida, dinheiro, relacionamentos. E isso vem dos pais e outros familiares, professores e da sociedade como um todo. 

A somatória de tudo isso cria uma carga emocional negativa grande. São pequenos pesos que, quando somados, criam grandes dificuldades para realizarmos qualquer coisa em nossa vida. Este acúmulo é o causador de dificuldades como: Preguiça, falta de vontade, cansaço; Dúvida, indecisão do que fazer no trabalho e na vida pessoal; Medo, inseguranças, falta de confiança em realizar.

A cama CERAGEM, ao massagear os pontos de energia (quando as roldanas passam nos pontos de energia e nos pontos de recuperação) desbloqueia os canais de energia, ajudando a eliminar a carga emocional parada naquele ponto. O indivíduo, portanto, se liberta mais.

O ESPORTE E A MASSAGEM.
As massagens termoterapêuticas ralizadas pela cama CERAGEM alinham a coluna (o que é fundamental para a manutenção da saúde), aumentam o rendimento das atividades físicas, aliviam a tensão nervosa e relaxam os músculos; reduzem a dor em terminações nervosas, aquecendo as fibras musculares; melhoram o equilíbrio da pressão arterial, glicemia e nutrientes nas células, resultando em músculos com maior força, vitalidade e estabilidade. Melhoram o desempenho físico e reduzem o estresse; estimulam muitos nervos do cérebro, induzindo à produção de vários hormônios, entre eles os que influenciam no desempenho físico; ajudam na eliminação do excesso de ácido láctico; aumentam a eficiência em todas as atividades esportivas 
e físicas do ser humano, atuando no equilíbrio bioenergético corpóreo.

Eliminam a fadiga – A maior causa da fadiga física é devida à inatividade das moléculas de água do corpo. A ineficiência na mobilidade dos fluidos do corpo afeta a circulação sangüínea, o suprimento de oxigênio e o metabolismo como um todo. Devido às propriedades da massagem na cama CERAGEM, de ativar e estimular as moléculas de água, o metabolismo é significantemente acelerado, eliminando a fadiga.

Estudo realizado em esportistas demonstra os efeitos de redução do ácido láctico. A eliminação do excesso de ácido láctico combate as cãibras.

PRÉ-MELHORIA

O próprio nome já diz: PRÉ (antes)  MELHORIA (melhora / cura). 

O que é pré-melhoria, então?

A pré-melhoria é o momento em que a doença e a saúde estão lutando entre si. O corpo fica instável e a pessoa, muitas vezes, perde as esperanças de melhora. É nesse momento que as massagens na cama CERAGEM precisam ser intensificadas para que o corpo consiga vencer a doença com mais facilidade.

É uma fase antes da RECUPERAÇÃO da saúde.

A principal característica da pré-melhoria é a possibilidade do diagnóstico (através do tipo de reação da pessoa, pode-se saber onde ela está com problema). Ex.: Uma pessoa começa a usar as massagens na cama CERAGEM e percebe que os olhos começaram a lacrimejar muito e a coçar. O problema desta pessoa era a visão, não enxergava bem; perdurou por 04 (quatro) dias e depois parou de lacrimejar e de coçar; a visão estava mais clara. A pré-melhoria foi a coceira e as lágrimas em excesso; o resultado foi a melhora da visão.

EXEMPLOS:
– Excesso de remela (visão);
– Excesso de lágrimas (visão);
– Diarreia (intestinos);
– Prisão de ventre (intestinos);
– Coceira (circulação ou alergias);
– Dores de cabeça (cervical);
– Cansaço e sonolência (circulação, diabetes);
– Mal estar (estômago);
– Vertigem e tontura (cervical, circulação)
– Sangramento nasal (cervical, cabeça);
– Flatulências (intestinos);
– Edema na face e nas extremidades (diabetes, circulação, fígado);
– Bolhas na cabeça, bumbum e pernas (fígado);
– Manchas (circulação, pele, alergias);
– Sangramento anal (reto, intestinos, ânus);
– Urina com espuma mal cheirosa, forte, branca como leite desnatado, cor de laranja, com cálculos renais (rins); 
– Secreção em excesso (pulmões);
– Calafrios (circulação);
– Cólicas fortes (genitálias (feminina e masculina), bexiga, útero);
– Dores musculares (diabetes, circulação);
– Falta de ar, alterações na respiração (pulmões, vias aéreas);
– Hipertensão (circulação, sangue);
– Vômitos (estômago); 
– Dores no estômago (estômago);
– Dores na barriga (intestinos, estômago, fígado);
– Espinhas (alergias, pele, sangue);
– Coceira em cicatrizes. 


Nesta fase o corpo está desestruturado e tentando se readaptar à nova situação de saúde.

Para cada problema de saúde existem muitas formas de pré-melhoria. Se a coluna estiver desalinhada e causando alguma compressão nervosa, a parte do corpo que estiver ligada ao nervo pressionado ficará prejudicada, funcionando a menos de 100% (cem por cento), porque as informações que o cérebro envia para aquela parte do corpo não estão chegando por completo. É necessário colocar cada osso da coluna no lugar certo para que a compressão nervosa desapareça e a capacidade da função volte a ser de 100% (cem por cento).

A grande certeza que temos é que todas as pessoas que utilizam a cama de massagem CERAGEM irão passar por essa fase.


CARACTERÍSTICAS DA PRÉ-MELHORIA:

– Pode acontecer no primeiro dia;
– Pode acontecer de forma tão suave que a pessoa não perceba;
– O mais comum é que surja dentro de 05 (cinco) a 07 (sete) dias deuso constante;    
– Para algumas pessoas pode aparecer depois de 20 (vinte) dias, 01 (um) mês, ou, até após 02 (dois) meses;
– A duração da pré-melhoria é variável: 03 (três) dias, 01 (uma) semana, 02 (duas) semanas, ou, até mais, dependendo da gravidade do problema da pessoa.
A pré-melhoria que mais demora é a de artrose e hérnia de disco.


ALGUMAS DOENÇAS E SUAS PRÉ-MELHORIAS

– Hemorroidas (coceira anal, sangramento anal, dores ou ardor na região do ânus).
– Diabetes (edema nas extremidades e na face, coceira nas pernas e braços, dores musculares, cansaço e sonolência, tensão muscular, calafrios, indisposição, diarreia, urina com espuma e com cor e cheiro forte, coceira nas partes genitais).
– Espinhas (no começo pode piorar).
– Problemas respiratórios (alterações na respiração, acúmulo de secreção pulmonar – às vezes com sangue -, tosse aguda, irritação na garganta, dores na região das axilas e de membros superiores).
– Alergias alimentares (forte coceira no couro cabeludo, axilas e virilhas).
– Estresse (insônia, ansiedade, vontade de chorar, angústia). – Problemas uterinos (coceira genital, dores na região abdominal inferior, sangramento vaginal, surgimento de corrimentos, sangramento em excesso na menstruação),
– Problemas de visão (coceira ocular, excesso de lágrimas, excesso de remela, sangramento ocular, sensação de areia nos olhos, ardência nos olhos, visão embaçada, pontadas nos olhos).
– AVC (tontura, cabeça pesada, dor de cabeça).
– Doenças cardíacas (perda de força geral, dor de cabeça por alguns dias, angina, calor na face, língua seca)
– Obstrução de vasos (edema, dor na região, latejamento).
– Sinusite (sangramento ocular, coriza amarelada, sangramento nasal, dores de cabeça por alguns dias).
– Labirintite (zumbido, latejamento nos ouvidos, dores auriculares, aumento ou diminuição exagerada da audição, eco auditivo).
– Problemas estomacais (náuseas, enjoo, mal estar, dores estomacais, aftas, azia, sensação de bolo no estômago, indigestão).
– Problemas intestinais (diarreia, ressecamento, dores abdominais, falta de absorção de cálcio, desidratação, sangramento fecal, gases, fezes quase sem coloração ou de cor bem escura).
– Problemas cervicais (dores no pescoço, dores de cabeça, dores nos ombros e braços, formigamento de membros superiores e dedos, dormência de dedos e braços, perda de movimento dos membros superiores).
– Problemas na pele (coceira, manchas, espinhas, feridinhas, ressecamento, oleosidade, sebo, suor mal cheiroso e forte).
– Problemas de circulação (caspa, casquinhas na cabeça, feridas na cabeça, coceira no corpo, pés e mãos frios, bumbum frio, hematomas).
– Catarata e glaucoma (excesso de lágrimas, sensação de areia nos olhos, remela mais grossa e pegajosa, sangramento ocular, visão embaçada por 02 (dois) ou 03 (três) dias, ardência nos olhos). 
– Rinite (coriza e secreção).
– Problemas auditivos (zumbidos, muco, sangramento auricular, pus, coceira, diminuição da pressão interna auricular, alterações na audição, pontadas, angústia, sensação de que tem bichos se mexendo no ouvido).
– Problemas na gengiva (dores gengivais, sangramento gengival, latejamento gengival, dores de dente).
– Problemas no fígado (coceira no pescoço, feridas pelo corpo, casquinhas na cabeça, vômitos com sangue, edema nas mãos e pés, urina com sangue, bolhas pelo corpo).
– Problemas com a bílis (ausência de apetite, fezes esbranquiçadas, amargor na boca).
– Problemas renais (inchaço generalizado, dores na região renal, muita urina com sangue, urina com aspecto de gordura e embaçada e, às vezes, parece que tem uma gosma).
– Hipertensão e hipotensão (tontura, dores pelo corpo, principalmente de cabeça, sangramento nasal, vertigens,calor).
– Hérnia de disco e artrite (dores, fisgadas, dificuldade nos movimentos, formigamento, dormência em algumas partes do corpo).
– Problemas no aparelho reprodutor – feminino e masculino (cólicas fortes, aparecimento de corrimentos, sangramento vaginal, coceira no pênis, manchas no pênis, temporária falta de libido, secreção diferenciada, alteração na produção de lubrificante genital, ardência genital, dor na região genital).
– Problemas na próstata (dores ao urinar e urina de cor esbranquiçada).


ALGUMAS FORMAS DE SE ELIMINAR SUBSTÂNCIAS:
Na pré-melhoria a pessoa pode eliminar as impurezas do corpo através dos olhos, ouvidos, boca, fossas nasais, poros, ânus e uretra.
– OLHOS (excesso de remela, excesso ou ausência de lágrimas, sangramento ocular, coceira, sensação de areia, ardor, alterações da visão, visão embaçada, edema na região dos olhos, pontadas, tremor nas pálpebras).
– OUVIDOS (excesso ou ausência de cera, coceira, alteração de pressão dentro do ouvido, sangramento, zumbidos diversos, pus, casquinhas, alterações na audição, sensação de bichos no ouvido, sensação de água no ouvido).
– BOCA (muita ou pouca salivação, aftas, dor de dente, coceira na gengiva, sangramento gengival, mal hálito, edema na língua, substância branca sobre a língua, lábios ressecados ou com rachaduras).
– NARIZ  (muita secreção, coriza, casquinhas, coceira, sangramento).
– POROS (suor diferenciado com cor e cheiro, manchas na pele, coceira na pele, acnes, espinhas, ressecamento da pele, oleosidade da pele). – ÂNUS (coceira, sangramento, fezes diferenciadas com cor escura ou clara demais, diarreia, ressecamento, ardor, pontadas, hemorroidas). 
– URETRA / CANAL GENITAL (urina mal cheirosa, com espuma, gordura, substância gosmenta, de cor escura ou cor de guaraná, em grande quantidade, ardor ao urinar, sangramento, coceira na região vaginal ou pênis, corrimento, secreção diferenciada).
O importante é saber que a pré-melhoria é o começo da melhora.
 

RESTRIÇÕES AO USO DA MASSAGEM NA CAMA CERAGEM.

São incontestáveis os benefícios que as massagens realizadas pela cama CERAGEM proporcionam ao corpo humano. 

Infelizmente, nem todas as pessoas podem fazer uso das massagens, em razão do seu estado de saúde.


Quem possui qualquer uma das seguintes restrições  NÃO PODEreceber as massagens:

MARCA-PASSO;     

METAL NA COLUNA;

ACHATAMENTO DE VÉRTEBRA (COLUNA);

OSTEOPOROSE GRAVE (SE JÁ QUEBROU ALGUM OSSO DEVIDO AO ENFRAQUECIMENTO);  

CIRURGIA HÁ MENOS DE 06 (SEIS) MESES;

FEBRE;

ALERGIA OU REAÇÃO ALÉRGICA AO CALOR;

FALTA DE SENSIBILIDADE AO CALOR;

GRAVIDEZ ATÉ O 5º MÊS.

Quem já FRATUROU A COLUNA (mesmo que tenha sido há muitos anos), sofreu TROMBOSE ou tem TENDÊNCIA A HEMORRAGIA, ou PRÓTESE NO QUADRIL, somente poderá receber as massagens com AUTORIZAÇÃO MÉDICA DADA POR ESCRITO. 

Olhar-se no espelho e gostar do que  está  vendo.  É o  sonho de muitas  pessoas,   de   todas  as idades.     Grande    parte    da população   do    planeta   luta, todos  os  dias,  para  viver essa sensação  de  “estar  de  bem consigo   mesmo”.    Quem  tem recursos   financeiros   e   não precisa   se   preocupar   em controlar   os   gastos   com  a estética   pode   experimentar diversos  tipos de  tratamentos, dentro e fora do país.  Mas, nem sempre a
satisfação é completa.
Já para quem precisa controlar os   gastos   a   situação   se complica um pouco. 
De qualquer forma, a frustração por não  conseguir  estar como   gostaria  pode levar a  pessoa a um estado  de depressão,  o que, naturalmente,  poderia  prejudicar  o  relacionamento  com  outras pessoas,   possibilitar   a   instalação   e   o   desenvolvimento   de doenças.  A autoestima vai lá para baixo. As  massagens 
na  cama  CERAGEM  relaxam,  alinham a coluna, aliviam  dores,  combatem  a  depressão  e  a  insônia,  eliminam o cansaço;  ajudam  a  normalizar o  metabolismo,  de  forma  que a pessoa  ganha ou perde peso,  dependendo da sua necessidade; fazem  drenagem  linfática;  estimulam  a  produção  de colágeno; melhoram a elasticidade  da pele;  ativam a circulação sanguínea, normalizando   a   pressão,   melhorando  a   desintoxicação  e  a oxigenação  da  pele;  melhoram a atividade das células da pele (mais saúde,
menos celulite);  estimulam  a  produção  de  serotonina, conhecido como o hormônio do bem estar; ajudam a aumentar a libido. Ativando glândulas sebáceas e glândulas de suor, também auxiliam o organismo a livrar-se, através da pele, ao invés dos rins, de
materiais cosméticos acumulados.  Os raios infravermelhos
longos alcançam os tecidos subcutâneos do corpo através de suahabilidade de penetração profunda, gerando um aquecimento molecular e ativando os tecidos vivos. Os benefícios na beleza física – Devido ao fato das massagens na cama CERAGEM estimularemos capilares, células, tecidos e melhorarem o metabolismo, a
pessoa poderá sentir a sua pele com mais elasticidade, firmeza e
maciez.  

COMO AS MASSAGENS PODEM BENEFICIAR A FAMÍLIA?  
O ambiente familiar deveria ser, naturalmente, o lugar ideal para as pessoas se refazerem do desgaste físico, mental e emocional sofrido no trabalho, na escola, no trânsito, nas atividades esportivas, etc.. Em outras palavras, o aconchego e segurança do lar deveriam renovar as forças. Porém, muitas vezes, esse mesmo ambiente é o lugar mais estressante, em razão da dificuldade de se relacionar com familiares que estão lidando com problemas de saúde, ou emocionais, ou psicológicos, ou financeiros, ou dores. As massagens realizadas pela cama CERAGEM aliviam dores, reduzem o estresse, eliminam o cansaço, ajudam a capacitar todos os sistemas do corpo e a equilibrar o funcionamento dos mesmos, facilitando a recuperação da saúde, dos movimentos e do controle emocional, além de ajudar a eliminar a depressão e a insônia.  Pode-se esperar, então, que os membros da família que utiliza as massagens na cama CERAGEM diariamente, ou quase diariamente, tenham, ao longo do tempo, mais facilidade de se relacionarem, tornando o ambiente familiar mais agradável, possibilitando diálogos mais longos e menos estressantes.    Do ponto de vista financeiro, as massagens na cama CERAGEM representam economia de tempo e de dinheiro, ao prevenir doenças, sofrimentos físicos e emocionais, gastos e
outros aborrecimentos. 

CRIANÇAS PODEM FAZER USO DAS MASSAGENS.
A partir dos 05 (cinco) anos de idade, crianças podem fazer uso
das massagens na cama CERAGEM.
Os benefícios podem ser muitos, entre eles: alinhamento da coluna; alívio de dores; melhora da qualidade do sono, possibilitando um sono profundo e reparador (noites e dias melhores); diminuição da ansiedade durante o dia; melhora da comunicação entre as células nervosas; revigoramento das atividade celulares, resultando em melhora do metabolismo; aceleração da taxa de crescimento – devido à estimulação das células e dos nervos, e ao subsequente incremento no metabolismo, os raios infravermelhos longos podem influenciar na taxa de crescimento dos organismos vivos; ativação do crescimento ósseo, fortalecimento da concentração de cálcio
intracelular (fortalecimento dos ossos); melhora do desempenho
do sistema imunológico e equilíbrio do metabolismo, naturalmene.
Com a melhora do metabolismo é natural a tendência a se perder peso, para quem está acima do peso, e a se ganhar peso, para quem está abaixo do peso.
As massagens na cama CERAGEM criam uma onda chamada “energia vital”, desintoxicando as células, ativando a circulação sanguínea e aumentando a imunidade do organismo, prevenindo muitas
doenças e auxiliando nos tratamentos de saúde; aumentam a energia vital do organismo; expandem e aceleram as taxas metabólicas celulares, estimulando a atividade de mitocôndrias, acionando atividade enzimática, promovendo o combate a muitos agentes patogênicos: bactérias, vírus, fungos e parasitas, estimulação e
aumento da produção de células brancas do sangue (leucócitos) pela medula óssea e eliminação de células T pelo timo; reforço da resistência do organismo às doenças infecciosas, aumentando a produção de linfócitos e neutrófilos e reduzindo a frequência de constipações e infecções respiratórias.
As massagens na cama CERAGEM são seguras, eficazes e não
intoxicam; podem auxiliar no alívio das cólicas menstruais, no
tratamento de asma infantil, nos casos de diabetes, facilitando a
entrada de glicose nas células; prevenir e combater o estresse;
normalizar a pressão arterial; reforçar o sistema cardiovascular,auxiliando na normalização da frequência cardíaca; eliminar
toxinas; diminuir a acidez do sangue, auxiliando na regeneração eoxigenação; estimular o desenvolvimento neuropsicomotor
(memória, raciocínio, crescimento motor, agilidade, rapidez,
facilidade para aprender); eliminar a fadiga; aumentar o
rendimento nas atividades físicas e escolares.